Histórico



O Projeto Crescer Seguro foi desenvolvido no ano de 2009 em parceria com a Vila dos Meninos Sagrada Família e com o patrocínio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes) que é ligado a Prefeitura Municipal de Botucatu. Este projeto foi considerado o piloto do Crescer Seguro e realizou-se na Vila dos Meninos. Participaram aproximadamente 100 crianças e adolescentes que freqüentavam a instituição nos períodos da manhã e da tarde, sempre no horário contrário ao que deveriam ir para a escola regular. Durante todo o ano de 2009 realizou-se atividades com esse grupo sobre prevenção de acidentes. Também fez-se mais dois grupos, o dos pais dos alunos e dos colaboradores da Vila dos Meninos, que tiveram três encontros durante o ano de 2009, para intervenção em prevenção de acidentes.  


Devido aos bons resultados do Projeto Crescer Seguro em 2009, resolveu-se  expandi-lo em 2010 para um grupo maior e com isso, aumentar a abrangência da educação em prevenção de acidentes em Botucatu. Com esse objetivo em 2010 começou-se a capacitar colaboradores de algumas escolas municipais e monitores de ônibus além de alguns voluntários, para serem multiplicadores do Projeto Crescer Seguro-Escola. Estes multiplicadores tiveram aulas semanais, na Vila dos Meninos, com a coordenadora do projeto, e nas quais puderam verificar dados estatísticos e informações sobre acidentes, trocaram experiências com outros multiplicadores e participaram de atividades pedagógicas com o intuito de melhor fixação do tema aprendido. Paralelamente a capacitação desse grupo de multiplicadores, desenvolveu-se nas escolas selecionadas atividades do Crescer Seguro com um grupo de alunos de 6º, 7º e 9º anos. Foram feitas semanalmente projeções multimídias e aulas práticas com atividades lúdicas e jogos. Estiveram em 2010, sob intervenção do Crescer Seguro, aproximadamente 500 alunos de idade entre 11 e 16 do Ensino Municipal Fundamental regular e, acima de 18 anos no EJA (Escola de Jovens e Adultos – Supletivo).


Essas atividades com alunos das escolas municipais foram coordenadas pelas estagiárias do Crescer Seguro, em número de três, que em algumas ocasiões obtiveram a colaboração dos multiplicadores que estavam em treinamento pelo projeto. O intuito era que, gradativamente, esses multiplicadores conseguissem assumir parte das atividades do Crescer Seguro nas escolas.


O resultado obtido em 2010 com o grupo de estagiárias foi bom, porém, o do grupo de multiplicadores e dos alunos ficou aquém do esperado. As causas mais importantes para esse resultado foram: a dificuldade de acesso a uma vaga na planilha de aulas dos alunos e com isso impossibilitando a realização das palestras do Crescer Seguro  além da baixa motivação de vários colaboradores em freqüentar o curso.


A perspectiva do Crescer Seguro em 2011 é continuar educando crianças e adolescentes em prevenção de acidentes. Houve uma mudança na entidade parceira, que passou da Vila dos Meninos Sagrada Família para o Instituto Floravida através do Projeto Adolescer. O publico alvo do Crescer Seguro em 2011 é: adolescentes do projeto Adolescer; alunos do ensino fundamental II da Escola Jonas Alves de Araujo e os alunos da Creche João Queiroz Marques.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...